
É interessante rever as coisas do passado e ver como era difícil a vida dos artistas sem a tecnologia e principalmente sem a internet que temos nos dias de hoje.
Os astros do rock nacional tinham uma carência muito grande de interagir com o público, saber as opiniões, críticas isso com certeza dariam a eles uma ajuda, nesse movimento que teve seu grande auge na década de 80; vontade de se unir aos fãs eles tinham, mas como unir músicos e público? era um grande dilema!
Renato Russo no ápice de sua inteligência fez uma revelação com um ar meio profético, em pleno ano de 1988 em meio ao bate papo que a revista especializada
“Eu sinto falta, por mais que tenha público de uma coisa totalmente diferente de ter um canal para conversar com a garotada. Pô, de que adianta agente falar das coisas em que acredita , Titãs falarem, Ira! Falar, se não tem resposta?Parece que é uma coisa de verniz, de consumo brabo mesmo. O público não está agilizando, nem um pouco. Eles ficam cantando, cantando, cantando mas depois vão lá,sabe, bater em preto...A gente está cantando certas coisas, entra por um ouvido e sai pelo outro “.(Renato Russo- Revista Bizz, nº31, fev/88, pg51)
Fiquei com peninha dele... imagina Renato vivo no ano de 2010, com todos os canais de contato com a “galera” twitter, orkut, facebook, torpedos... ele fiaria louco!!!!! Do lado de seu perfil no orkut estaria a palavra LOTADO. Mas já que ele não está entre nós façamos essa interatividade entre nós humildes fãs, só não devemos desperdiçar esse canal que era tão necessitado há 20 anos atrás e que hoje está a disposição de qualquer um de vocês, vamos trocar idéias e não deixar que as músicas “entrem por um ouvido e saem pelo o outro”, como já se queixava Renato Russo, mas fazer delas um instrumento para evolução de nossas mentes, do nosso país e que sabe do MUNDO!!!!Que elas não sejam apenas palavras jogadas e cantadas ao vento, pois do que adianta nós cantarmos “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã por que se você parar pra pensar na verdade não há” se você acorda de mau humor, agride as pessoas sem motivo, não dar o lugar para alguém mas velho no ônibus ou exigir perfeição de alguém sendo que você mesmo não exige nada de você! Faça a sua parte e nos unamos por uma vida de boas idéias e boas músicas!
Analice Spínola