Pesquisar este blog

domingo, 31 de janeiro de 2010

Jovens Ligados


A década de 80 foi marcada por motivos políticos, econômicos, comportamentais e culturais, porém uma fachetária da população teve um papel importante em meio a tantos acontecimentos: A juventude.

Antenados e criativos, essas são umas das principais palavras que definem a juventude da época. Como todos os jovens queriam ser diferentes, e nada mais diferente e incrível do que acompanhar a evolução do computador?! Pois é, parece engraçado, mas isso já aconteceu um dia!!! Os computadores mais pareciam uma máquina de escrever evoluída

A juventude 80 possuía suas tribos, mas cada uma delas tinha o seu valor e a bandeira de cada uma era erguida com muita atitude e sem medos , exemplo disso foram os punks que chegaram ao Brasil em 1982 com o primeiro festival punk de São Paulo e é claro que não poderíamos deixar de citar os roqueiros que marcaram a década e a história da música para sempre, como Barão Vermelho, Legião Urbana, Ultraje e a Rigor, Blitz, Titãs, Paralamas do Sucesso, RPM .... em fim são muitas que talvez até vire tema para um outro texto.

Não sei se alguém já notou mas a nova temporada de Malhação tem seus personagens figurinos e até mesmo uns trejeitos dos anos 80, roupas coloridas e exageradas, ambiente de lanchonete com umas luzes bem nostálgicas e fica mais notório com o repertório da novelinha que tem novas versões de antigas músicas que eram sucesso na década.

Bem, algo que caracteriza mais a “juventude oitentista” são as palavras de Carlos Antonio Brandão e Milton Fernandes Duarte no livro “Movimentos culturais de juventude” da editora Moderna: Apresentar críticas mais contundentes a sociedade, negando os seus valores e tentando vivenciar um estilo de vida alternativo, coletivo, contra o consumismo, industrialização, preconceito racial, guerra(...) A juventude nega a indústria cultural, conhecida como “contracultura”(...) Mesmo assim, é através dela que os movimentos jovens se expandem induzindo temas que eram ignorados, como drogas, sexo, racismo, ecologia (...)” (pp12 e13)

Agora deu até vontade de voltar no tempo e viver intensamente a década de 80 e aproveitar cada momento desses anos tão incríveis. Deixe esse espírito ploc invadir você vamos fazer essa geração uma geração inesquecível !!! Cheia de revelações, novidades e muita música!!!!

Não esqueça de deixar seu comentário!!!! Talvez quem sabe uma experiência, caso você tenha tido a sorte de ter curtido de perto essa época tão especial , que mesmo eu não tendo presenciado( nasci no final de 85) criei uma paixão imensa por ela!!!

DEIXE SUA MARCA PLOC!

Por Analice Spínola

Nenhum comentário:

Postar um comentário